Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aula do dia 26 de Fevereiro de 2010

Neste dia tivemos nossa primeira aula de Educação Especial, com a professora Albertina, a Beta. A professora nos apresentou o plano de ensino, no qual contém os objetivos, conteúdos, baseados na Ementa da disciplina:

Evolução histórica do conceito de deficiência. Políticas de educação inclusiva. Fundamentos legais. Diferença e Diversidade. Construção das identidades e práticas pedagógicas dos aprendizes: cegos, deficientes mentais, deficientes físicos e deficientes múltiplos.

Bom, neste primeiro momento podemos perceber que há muito a ser estudado! :)

Seguindo, Beta nos disponibilizou algumas referências bibliograficas, que ajudarão na caminhada do aprendizado. Dentre algumas estão:

  • LIMA, Priscila Augusta. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.

  • O'REGAN, Fintan. Sobrevivendo e vencendo com as necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Artmed, 2007.

  • CARNEIRO, Moaci Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns - Possibilidades e limitações. Petrópolis RJ: Vozes, 2007.

Dentre estes e outros livros, ficamos responsáveis em fazer uma escolha para posteriormente fichá-los e socializá-los com a turma.

Em seguida, a professora nos apresentou a História/Evolução do conceito de deficiência. A seguir uma breve introdução do tema:

- Antiguidade Clássica (400 a.c - 476 d.c): Os deficientes, simplesmente, eram "exterminados". Eles eram considerados "bruxos". Para se ter uma ideia, as famílias que tinham um deficiente eram isoladas da convivência social.

Um bom exemplo: Você lembra/conhece a história do Corcunda de Notre-Dame? É um filme de animação de longa-metragem, considerado um clássico, produzido pelos estúdios Disney em 1996, e baseado no livro Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo. (Vale a pena conhecer).

Essa história relata muito bem como eram tratados os deficientes na época.

- Idade Moderna (1453-1789): Neste momento da história, os deficientes passaram a ter um olhar mais clínico, ou seja, passaram para as mãos dos médicos, no qual se aprofundou as pesquisas, descobrindo os tipos de deficiências, tratamentos...

- Idade Contemporânea (1790 aos dias atuais): Fala-se em direitos, igualdade entre os deficientes e os "normais", preocupa-se com a inserção na educação. Porém, essa inserção, serve só para uma parte da sociedade, ou seja, os que tinham mais condições sociais, os privilegiados. A palavra que aqui se define melhor é INTEGRAÇÃO.

Em um outro momento da Idade Contemporânea, a partir dos anos 80 até os dias de hoje, a preocupação foi com a INCLUSÃO. As escolas (a sociedade) passaram a se preocuparem em receber os deficientes de acordo com sua especificidade, atendendo a partir de suas necessidades. Os direitos são para todos, sem exclusão social.

Hoje em dia há os direitos, o respeito pela diversidade, na qual as escolas (são obrigadas) a se modificarem para receber estes alunos especiais (teoricamente). Porém, infelizmente, tem muita coisa ainda para ser superado (na prática), mas estamos na luta!


"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades." - Hallahan e Kauffman, 1994

Bjos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário